Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Comunidade segundo Bauman: um dilema na contemporaneidade

  A aula iniciou com a seguinte indagação: Pode a sociedade nos trazer alguma segurança?  Para nortear trouxe o vídeo- "Café Filosófico: Estratégias para a vida - Encontro com Bauman" no YouTube. Texto:Bauman, Zigmunt. Comunidade- busca por segurança no mundo atual.

    Bauman traz conceitos importantes para compreendermos a vida em sociedade. Além de conceitos comunidade- que remete a algo bom, um lugar calmo que nos traz segurança. Ao mesmo tempo o autor expõe que comunidade é algo que desejamos e romantizamos,  mas não está a nosso alcance.

    Traz a tona valores como a segurança e liberdade. Quando buscamos alcançar a comunidade podemos perder a liberdade. Daí o dilema segurança versus  liberdade - não há um equilíbrio dos dois valores. É o que queremos alcançar, mas não conseguimos. E cita" Liberdade sem segurança é um completo caos". Quer viver em segurança? Abra mão da liberdade, exemplo: moradores de uma área em Salvador-BA criou grupo de wattssap para coibir ação de assaltantes na região. Avisam os vizinhos a hora e onde estão quando estão chegando ou saindo de casa para que os mesmos saiam nas sacadas ou na porta das casas. Confiar, somente, na comunidade  onde moram. Quer senti-se protegido? feche as portas e pague caro por sistemas de segurança.

    Para além disso, Bauman afirma que a felicidade é diferente para cada um e traz a mensagem da " Agonia de Tântalo" para explicar como o ser humano pode continuar feliz.



sexta-feira, 2 de julho de 2021

Era dos extremos á luz de Hobsbawn

 A aula do dia 08/06/21, cujas questões norteadoras foram: " Como chegamos ao seculo XXI: Novas questões? Velhos dilemas?" Baseado na leitura HOBSBAWN, Eric. Rumo ao milênio In: Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995 (parte 19 - p. 427 - 447.

  • As grandes potencias econômicas não apoiam força militar como no seculo passado;
  • Breves Conferencias de Cúpula;
  • os atores no cenário internacional não estão claras;
  • Democratização e privatização dos meios de destruição transformaram a perspectiva de violência em qualquer parte do mundo;
  • Limitação do poder estatal;
  • Problemas permanentes incontroláveis - imigrantes;
  • Dois problemas globais a longo prazo: O demográfico e o ecológico.   
O autor  afirma que o seculo XX finalizou deixando uma desordem global e sem políticas ou programas novos ou velhos para melhorar ou controlar problemas relacionados a humanidade.

Raça, genero e classe na lógica da interseccionalidade

  Kimberlé Crenshaw·TEDWomen 2016 A urgência da "interseccionalidade" Interseccionalidade como categoria politica e estrutural é c...